sexta-feira, 31 de julho de 2009

Início das aulas de francês



Na segunda-feira começaram as minhas aulas no YMCA. O local é bem grande, além da escola de línguas, eles têm uma boa infra-estrutura para ginástica, um local onde cuidam de crianças etc. O bom é que fica a cinco minutos de onde estou morando. As aulas começam 8:30 e terminam 11:30. A professora (Jasmine) é muito boa e a turma é bem variada em termos de nacionalidades: três mexicanos, duas brasileiras, duas americanas, uma chinesa, uma escocesa e uma colombiana.

Após o primeiro dia de aula, eu e minha mãe fomos encontrar a Tatiana, uma amiga do meu pai que saiu do Brasil para morar aqui. Ela nos levou a um restaurante Vietnamita bem gostoso e ficou conversando com a gente sobre a vida dela aqui e nos deu algumas dicas. Como ela já tinha que ir trabalhar, não deu tempo de conhecer a casa dela, mas marcamos outro encontro segunda, dia 3. Ela nos deixou na rue Saint-Denis e nós ficamos andando pela rua, que tem muitas lojas, restaurantes e cafés.

Durante o resto da semana ficamos passeando pelos arredores do nosso bairro e eu comecei a estudar e fazer as tarefas de francês, que já está ficando puxado. Hoje fomos conhecer um grande mercado francês, o Jean Talon. Compramos algumas frutas e eu encontrei uma mercearia que vende polvilho! Comprei para fazer pão de queijo, uma delícia que eles não têm por aqui e que é bem típico do Brasil. Agora só preciso de uma boa receita.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Domingo no parque


Dia 26/07, domingão sem Faustão, graças. Nossa programação se iniciou um pouco mais tarde, pois, afinal de contas, nem turista é de ferro. Portanto, resolvemos curtir nossa caminha mais tempo. Tomamos o metrô no sentido da Ile-Sainte-Hélene, no meio do Rio São Lourenço  (Saint-Laurent). Lá fica o Parc Jean Drapeau e a Biosphere, que vocês estão vendo na foto. São resquícios de uma exposição famosa, em 1967, e que agora funciona o Museu do Meio Ambiente. Mas, a nossa surpresa foi que, caminhando assim meio sem rumo, dos deparamos com uma cena inusitada. Pessoas vestidas com roupas do século 18, mostrando como se vivia e se fabricava peças como barril  para armazenar o vinho,e peças de madeira que se usava na cozinha. Recriando a vida social e os regimentos militares, como eram organizados para defender a Nova França (Montreal), do ataque dos norte-americanos, em 1759. Comemos um cachorro-quente inesquecível, assim meio francês, inglês, enfim, bem canadense.
By Ceres

terça-feira, 28 de julho de 2009

Biodôme


No sábado, eu e mamãe fomos ao Biodôme. É um museu que recria cinco ecossistemas: a floresta tropical (na região amazônica), a Laurentian Florest (na região do Québec), o mar de St. Laurence, a região ártica e a antártica. A visita é super divertida. As pessoas entram em cada uma das áreas e há uma passarela onde é permitido ficar, sentir o clima, observar os animais, pegar em algumas plantas, tirar fotos etc. A região ártica e a antártica são as únicas onde não é possível sentir o clima de verdade, pois é muito frio. Mas é possível ver os animais, inclusive pinguins, que fazem o maior sucesso com a garotada. Eles ficam pulando, nadando e fazendo coisas engraçadas. Além desta área, no dia havia uma exposição temporária sobre Madagascar que tinha alguns lêmures muito fofinhos!

domingo, 26 de julho de 2009

Oratório de São José




Na quinta-feira, eu e mamãe fomos visitar o Oratório de São José (Saint-Joseph Oratory). Ao descer da estação de metrô já vimos a sua cúpula, bela, no alto da rocha. Quando chegamos lá, ficamos impressionadas com seu tamanho e imponência. A capela fica lá no alto da cúpula, portanto, para chegar até lá, temos que subir cerca de 300 degraus de escadas. Para  os peregrinos, que sobem de joelhos,  é a oportunidade de agradecer pelas graças e milagres recebidos. Possui um belo museu com peças da natividade (nascimento de Jesus) de quase todos os países do mundo, inclusive do Brasil. Seria um deleite para a vovó poder chegar até lá. Mas, basta mentalizar, e ver as fotos, e ela pode também viajar conosco, e fazer os pedidos para S. José. Mamãe aproveitou para acender todas as velas que pode, inclusive pela saúde da vovó. Compramos santinhos e rezas para São José, um belo crucifixo para a vovó, feito na Guatemala, coisas do Canadá multicultural, que possui peças e artesanatos do mundo.

sábado, 25 de julho de 2009

Família nova


Quarta-feira fomos visitar a família com a qual ficarei a partir do dia 16 de Agosto. A casa fica perto da Universidade e é bem acessível por metrô ou ônibus. O bairro é belíssimo, chama-se Mont-Royal. O bairro é um pouco afastado do centro e muito arborizado, todas  daquelas folhas que produz o xarope "maple syrup" que é símbolo do País.  Nessa época do ano as folhas estão verdinhas, e as casas do bairro não têm grade!!

A família é muito simpática, receptiva e alegre. São três pessoas: Stephan (pai), Sandra (mãe) e Vanessa (filha, de 11 anos). Eles falam inglês e francês dentro de casa. Ela é professora de inglês e, no inverno, dá aulas de ski. Ele trabalha na gerência de um grande supermercado. Vanessa está estudando e nós já estamos trocando figurinhas.

A casa é uma gracinha! O piso é todo de madeira e, ao entrar, temos que deixar os sapatos perto da porta. No andar térreo, tem uma sala grande e a cozinha. No andar de cima, tem 3 quartos e um banheiro para todos(só um, acreditem!!). E ainda tem um subsolo onde fica a lavanderia. Acredito que será uma ótima experiência ficar com a família até o final do ano.

Abraços e beijos a todos,

Lu ;)


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Nova casa

Na terça-feira saímos do hotel travelodge e nos mudamos para a rua Peel. O apartamento fica muito bem localizado. Apesar de ser perto de onde estávamos antes, tivemos que pegar um taxi, pois tinha muita bagagem. Chegamos ao local e quando abrimos a porta de entrada, vimos que tinha uma escada para chegar ao apartamento! Tivemos uma trabalheira danada para carregar tudo. Depois arrumamos todas as roupas e tranqueiras nos armários. O apê é muito bonitinho, só é um pouquinho quente, mas tem ar-condicionado. Fomos ao supermercado fazer umas comprinhas básicas e voltamos para casa.

Hoje acordamos um pouco tarde e tomamos nosso primeiro café da manhã na casa nova. Depois nós fomos ao YMCA, pois eu precisava fazer meu teste de francês para ver em que nível estou. Minhas aulas começam na semana que vem. O teste foi mais ou menos, não lembrei muitas coisas, mas vai ser bom, pois eu vou revisar coisas mal aprendidas. Fiquei no nível 3, o que seria o intermediário. Hoje, vamos conhecer a dona da casa onde estamos morando, que deve dar algumas dicas, e depois nós vamos conhecer a família onde vou ficar depois que minha mãe for embora.

Abraços e beijos a todos,

Lu ;)

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Final de semana

Oi pessoal,

Mais umas coisinhas que fiz no final de semana e hoje (segunda)

Sábado à noite, eu e minha mãe saímos para jantar na Velha Montréal e encontramos um restaurante português. O dono foi super simpático conosco e nos colocou em um lugar com uma vista muito bonita. 

No domingo, fomos à missa na Basílica de Notre Dame, que é belíssima. A missa foi toda em francês. Não conseguimos entender muito bem, mas valeu pela intenção. Mais tarde, fomos assistir ao Cirque du Soleil em sua mais nova apresentação: OVO! Eles encenaram o mundo dos insetos, que voltam a atenção para um inseto "estrangeiro" que chega carregando um ovo. O espetáculo é fascinante, uma produção muito bem feita. O mais legal é que muitas das músicas eram brasileiras, e tinha uma pessoa que as cantava ao vivo.

Hoje, resolvi ir ao médico para ver se me livro logo deste resfriado (ainda bem que não é gripe!). Já estou com os medicamentos e espero ficar boa logo.

Abraços e beijos a todos!

sábado, 18 de julho de 2009

Últimas aventuras


Oi pessoal!
Últimas notícias das aventuras de quinta e sexta.

Na quinta-feira, eu e minha mãe fomos explorar os arredores do hotel e "descobrimos" um shopping bacana chamado Complexe Desjardins. Lá, fomos a um supermercado comprar umas frutinhas (para os lanches de tarde) e depois almoçamos na praça de alimentação. Sentamos ao redor de uma fonte muito bonita que fica no meio do shopping. Mais tarde, fomos visitar o museu de belas artes (beaux arts)  daqui que tem obras lindas. Pena que chegamos um pouco tarde e não foi possível visitar toda a coleção, que é enorme!

Na sexta-feira resolvemos fazer um passeio mais histórico. Fomos à "Velha Montréal" e pegamos um ônibus com uma guia que foi explicando toda a história da cidade por meio dos monumentos. Só que tem um detalhe:  o ônibus vira um barco! Depois de passar pela cidade, o ônibus entra no rio (Saint Laurent)  que circunda o porto! Muito legal! É um anfibarco! Passando pelo rio, a guia nos mostrou a área onde fica o Cirque du Soleil, que é natural de Montréal. Ficamos sabendo que eles apresentariam um espetáculo aqui na cidade. Chegando em casa, procuramos na internet para saber mais informações e vimos que ainda havia 3 ingressos para o show de domingo! Então começamos a fazer o pedido e conseguimos comprar os ingressos para assistir!!

Hoje (sábado) amanheci com um resfriado e resolvi ficar em casa.

Beijos e abraços a todos!





quinta-feira, 16 de julho de 2009

Primeiro dia em Montréal

Oi pessoal!

Depois de uma viagem super cansativa, finalmente chegamos em Montréal.
O nosso voo saía de BSB às 11:50, e chegamos no aeroporto às 10:35. O problema é que tinha uma fila gigantesca e a Tam estava meio desorganizada. O voo acabou atrasando 30 minutos. Chegamos em São Paulo, almoçamos e fomos esperar a hora de abertura do check-in. Tentamos pegar as cadeiras de emergencia, que são mais espaçosas ,mas só tinha uma disponivel e eu e minha mãe resolvemos ficar juntas nos acentos que já estavam marcados. Mas me decepcionei com o avião da air canada. O espaço é super apertado, quase igual o de voo nacional!! Mas o legal e que tem uma televisão para cada passageiro e podemos escolher qualquer filme, canal de tv etc. O problema e que eu não consegui dormir quase nada. 

Chegamos em Toronto 5:35 de ontem, depois de mais de 10 horas de viagem! Corremos para pegar as malas e passar pela imigração, pois nosso voo para Montréal era 7:30. Chegamos em Montreal umas 9:00. Estava meio frio de manha, acho que uns 12 graus. Pegamos um taxi para o nosso hotel (Travel Lodge) com um motorista que veio do Libano. Bem chegamos ao hotel, tomamos café da manhã e depois começamos a organizar algumas coisas no quarto. Minha mãe comecou a dormir e depois eu dei uma deitadinha. Mas acho que o sono acumulou e acabamos dormindo até umas 16:00. 

Depois começamos a andar pela cidade e fomos lanchar em um café. Caminhando, chegamos a uma biblioteca pública muito boa! Ela tem 5 andares. O primeiro andar é só para crianças, tem um sofá onde elas podem sentar e assistir filmes, desenhos etc. Quase todos os andares possuem computadores para acesso à internet (precisa se cadastrar) e o último andar possui somente material audiovisual. Após visitar a biblioteca, fomos à uma rua (Saint Catherine) famosa pela diversidade de lojas para fazer compras. Entramos numa loja chamada Future Shop e eu comprei um laptop para mim. Saímos da future shop e voltamos ao hotel. Bateu uma fominha e minha mae estava com vontade de comer uma massa. Fomos à um restaurante italiano, comemos um Tortellini muito gostoso e voltamos ao hotel para mimi. 

Beijocas,

Lulu ;)

terça-feira, 14 de julho de 2009

Dia da viagem

Oi pessoal,
Chegou o grande dia! Hoje vou viajar para São Paulo, à noite embarco para Toronto e depois, finalmente, chego em Montréal, umas 9:00 do dia 15. Estou um pouquinho nervosa, mas com certeza vai dar tudo certo. Estou levando algumas coisas do Brasil para mostrar à minha turma na Universidade e à minha família, para criar uma boa imagem do nosso país. Assim que eu chegar, postarei uma nova mensagem para contar como foi a viagem.
Beijinhos a todos!